27/08/2021

Como aumentar a taxa de abertura dos e-mails?

Para que a taxa de abertura dos seus disparos de releases e sugestões de pauta por e-mail aumentem e seu conteúdo seja visto por um número maior de jornalistas, você precisa entender o que atrai a atenção destes profissionais quando acessam as suas caixas de entrada.

O que define se o jornalista vai ou não abrir o e-mail que você enviou com um release ou sugestão de pauta?
O assunto do e-mail!

Segundo pesquisa do Comunique-se, é o assunto que vai, em grande parte das vezes, determinar se o repórter abrirá ou não a mensagem: 23% dos profissionais de imprensa tomam a decisão por meio do título.

Impressionado? Pois, é.

Para nós, assessores, a ideia de que o assunto do e-mail é tão importante a ponto de determinar se o release ou artigo oferecido vai ser lido é bastante estranha, não é mesmo?

Mas o fato é que, ainda de acordo essa pesquisa, atualmente o título da mensagem está pesando mais na tomada de decisão do profissional de imprensa, de abrir ou não a correspondência, do que, por exemplo, o fato de ser uma pauta exclusiva.

O velho e bom “relacionamento” entre assessoria e redação também não teve grande representativa nos resultados. Apenas 13% apontaram a influência das relações como determinante para abertura.   

 

Outro dado interessante da consulta – e que pra mim, confesso, foi surpresa – é o fato da empresa cliente envolvida com a pauta ter menos relevância que o título da mensagem como um todo. Ou seja, aquela velha máxima de que marcas fortes, conhecidas nacionalmente, puxam a atenção para a pauta em detrimento de outros fatores “caiu por terra”.
  

Mas, voltando ao raio do “Assunto do E-mail”. Você, assessor, está pensando…

– Caramba! Mas eu fiz (quase) toda jornada certa…

* fiz um release relevante do ponto de vista jornalístico;

* alinhei pauta e linha editorial dos veículos pra não errar no mailing;

* mas não dei uma atenção especial à mensagem do e-mail, só colei o título do release lá e pronto… E agora?

Vida que segue! Só não erre de novo.

No próximo envio, não esqueça destas três dicas de ouro:

1- Pense o título do e-mail da sua pauta estrategicamente. Aqui na Conteúdo Empresarial usamos alguns formatos, um deles é assim: tipo de conteúdo + duas ou três palavras-chave do assunto.

Exemplos:

PAUTA – Empoderamento / diversidade / inclusão 
EXCLUSIVA – Empoderamento / diversidade / inclusão
PAUTA – Tudo sobre o novo Acordo Ortográfico 
ARTIGO – Logística da Vacina COVID-19

2- Inserir o nome do destinatário no assunto, segundo HubSpot, pode aumentar a taxa de abertura;

Exemplos:

Érica, PAUTA para a sua editoria
Marcos, ARTIGO exclusivo de Logística   

3- Crave o título do seu e-mail, idealmente, em até 45 caracteres (máximo 60);

Dica final…
Não adianta nada ter um assunto de e-mail fantástico, que faça subir a taxa de abertura dos seus e-mails, e não entregar um conteúdo de qualidade!

Ter seu e-mail aberto é a primeira etapa do funil de seleção da pauta apenas. Na sequência, a atenção do jornalista vai para outros três pontos:  Título, linha fina e lead, nessa ordem.

* Se você errar no título, ele não chega na linha.
* Se acertar o título, mas falhar na linha fina, ele não chegará no lead.
* Mas se acertar nos três, bingo! Certamente seu texto vai ser lido até o fim!

Mas sobre este assunto a gente conversa no próximo post do Blog, combinado?
 

Fique por dentro de tudo


Leia mais no
Vida de Jornalista

18/06/2024

Assessoria de Imprensa, desafios no início de carreira

Se a Érica de hoje, com mais de 20 anos de profissão, pudesse compartilhar umas dicas no ouvido da Érica de 2001, com seu diploma de jornalismo embaixo do braço, pra que ela soubesse (mais rapidinho) quais seriam os principais desafios que teria no início da sua carreira em #AssessoraDeImprensa , diria… #1- Comece a […]

01/06/2024

Assessoria de Imprensa para feiras e a exclusiva como estratégia

Há 10 ou 15 anos, as salas de imprensa de grandes #feiras ficavam repletas de repórteres ávidos por um contato mais próximo com autoridades, executivos e especialistas. Muitos jornalistas se apertavam em espaços dedicados às #coletivas para colher informações em primeira mão e ‘correr’ pra fechar sua pauta. Eu mesma, atuando em Assessoria de Imprensa […]

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e o Termo de Uso de Dados.