18/06/2024

Assessoria de Imprensa, desafios no início de carreira

Se a Érica de hoje, com mais de 20 anos de profissão, pudesse compartilhar umas dicas no ouvido da Érica de 2001, com seu diploma de jornalismo embaixo do braço, pra que ela soubesse (mais rapidinho) quais seriam os principais desafios que teria no início da sua carreira em #AssessoraDeImprensa , diria…


#1- Comece a investir *ONTEM* na construção de uma rede de contatos e capriche nos relacionamentos, eles são para a *VIDA*.

Não é tarefa fácil pra nenhum jornalista entrante no mercado de assessoria de imprensa, recém-formado, construir do zero a tal rede de contatos.

Por outro lado, a eficácia do nosso trabalho depende significativamente dos relacionamentos que iremos construir: com jornalistas, editores e influenciadores, fontes, clientes, com pessoas!! É difícil. Exige paciência, persistência e esforço contínuo, além de habilidades de comunicação interpessoal.


#2- Se adapte *RÁPIDO* ao ritmo intenso 

O ambiente de trabalho em assessoria de imprensa é conhecido por ser dinâmico e, por vezes, acelerado, afinal, lidamos com imprevisibilidades. Crises não mandam recado, acontecem.

Recém-formados podem sentir dificuldades em se adaptar a prazos e a necessidade de respostas rápidas.

A capacidade de gerenciar o tempo eficientemente, priorizar tarefas e manter a calma sob pressão são habilidades que precisam ser desenvolvidas rapidamente se você realmente quiser ser um Assessor de Imprensa.

#3- Busque experiências *PRÁTICAS*!

Apesar da formação teórica, a experiência prática é essencial para se tornar um assessor de imprensa eficaz.

No início é comum enfrentar uma curva de aprendizado acentuada enquanto se ganha experiência em áreas como redação e no desenvolvimento de estratégias de comunicação e gerenciamento de crises.

Estágios, programas de trainee e mentorias são extremamente valiosos nesse período de transição entre o aprendizado acadêmico e a prática profissional. Conseguir uma oportunidade de trabalho, logo depois de formado, melhor ainda. 

#4- Esteja sempre um passo à frente e atenta às *NOVAS TECNOLOGIAS*.

Eu mandava e-mail para as redações. Reclamavam. Preferiam que eu enviasse por FAX. Depois, não podia mais enviar por FAX. Eu passava horas, dias, mandando os ‘e-mails’. Depois vieram empresas de envios e mailing de imprensa, como a percussora “Maxpress”, pra facilitar a nossa vida. E assim fomos evoluindo na forma de fazer a pauta chegar aos jornalistas nas redações.

A comunicação está sempre em constante evolução, especialmente com o avanço das tecnologias digitais.

Estar atualizado é sinônimo de produtividade, tempo ganho, seja por meio de novas ferramentas e plataformas, canais de mídias sociais, softwares e APPs de monitoramento ou clipping, IA ou técnicas de SEO.

O aprendizado contínuo e a disposição para experimentar novas abordagens são cruciais para se manter relevante em Assessoria de Imprensa.

#5. *ASSESSORE*, literalmente! Eduque o cliente desde o primeiro contato!

Isso ajuda muito, por exemplo, na gestão correta de expectativas. Não é incomum clientes criarem perspectivas irrealistas sobre o que realmente é papel e resultado de uma #AssessoriaDeImprensa.

Aprender a comunicar efetivamente o que é viável nessa jornada e a importância de estratégias sustentáveis de comunicação para médio e longo prazos é fundamental.

6#. Adquira e troque *CONHECIMENTO* a todo momento.

Superar desafios exige resiliência, aprendizado contínuo e uma atitude positiva. Procure estar próximo (nem que seja se conectando aqui no Linkedin) de profissionais que compartilhem conteúdo, possam oferecer orientação e conselhos valiosos.

Aproveite as oportunidades de aprendizado prático e não tenha medo de pedir ajuda ou feedback. Transforme dificuldades em lições de carreira que contribuirão para o seu desenvolvimento.

#DesafiosProfissionais #Carreira #AssessoriaDeImprensa #Jornalismo #CrescimentoProfissional

Fique por dentro de tudo


Leia mais no
Vida de Jornalista

01/06/2024

Assessoria de Imprensa para feiras e a exclusiva como estratégia

Há 10 ou 15 anos, as salas de imprensa de grandes #feiras ficavam repletas de repórteres ávidos por um contato mais próximo com autoridades, executivos e especialistas. Muitos jornalistas se apertavam em espaços dedicados às #coletivas para colher informações em primeira mão e ‘correr’ pra fechar sua pauta. Eu mesma, atuando em Assessoria de Imprensa […]

13/08/2023

Assessoria de Imprensa x Redação: como melhorar essa relação?

Uma experiência super construtiva que tive recentemente foi estar entre dezenas de pares de agências de comunicação para, juntos, ouvirmos e trocarmos ideias com a jornalista Lana Pinheiro, editora de ESG e da coluna de Sustentabilidade da IstoÉ Dinheiro, sobre a relação entre jornalistas de redação e os atuantes em assessorias de imprensa. Confesso que […]

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e o Termo de Uso de Dados.