Se a Érica de hoje, com mais de 20 anos de profissão, pudesse compartilhar umas dicas no ouvido da Érica de 2001, com seu diploma de jornalismo embaixo do braço, pra que ela soubesse (mais rapidinho) quais seriam os principais desafios que teria no início da sua carreira em #AssessoraDeImprensa , diria…
#1- Comece a investir *ONTEM* na construção de uma rede de contatos e capriche nos relacionamentos, eles são para a *VIDA*.
Não é tarefa fácil pra nenhum jornalista entrante no mercado de assessoria de imprensa, recém-formado, construir do zero a tal rede de contatos.
Por outro lado, a eficácia do nosso trabalho depende significativamente dos relacionamentos que iremos construir: com jornalistas, editores e influenciadores, fontes, clientes, com pessoas!! É difícil. Exige paciência, persistência e esforço contínuo, além de habilidades de comunicação interpessoal.
#2- Se adapte *RÁPIDO* ao ritmo intenso
O ambiente de trabalho em assessoria de imprensa é conhecido por ser dinâmico e, por vezes, acelerado, afinal, lidamos com imprevisibilidades. Crises não mandam recado, acontecem.
Recém-formados podem sentir dificuldades em se adaptar a prazos e a necessidade de respostas rápidas.
A capacidade de gerenciar o tempo eficientemente, priorizar tarefas e manter a calma sob pressão são habilidades que precisam ser desenvolvidas rapidamente se você realmente quiser ser um Assessor de Imprensa.
#3- Busque experiências *PRÁTICAS*!
Apesar da formação teórica, a experiência prática é essencial para se tornar um assessor de imprensa eficaz.
No início é comum enfrentar uma curva de aprendizado acentuada enquanto se ganha experiência em áreas como redação e no desenvolvimento de estratégias de comunicação e gerenciamento de crises.
Estágios, programas de trainee e mentorias são extremamente valiosos nesse período de transição entre o aprendizado acadêmico e a prática profissional. Conseguir uma oportunidade de trabalho, logo depois de formado, melhor ainda.
#4- Esteja sempre um passo à frente e atenta às *NOVAS TECNOLOGIAS*.
Eu mandava e-mail para as redações. Reclamavam. Preferiam que eu enviasse por FAX. Depois, não podia mais enviar por FAX. Eu passava horas, dias, mandando os ‘e-mails’. Depois vieram empresas de envios e mailing de imprensa, como a percussora “Maxpress”, pra facilitar a nossa vida. E assim fomos evoluindo na forma de fazer a pauta chegar aos jornalistas nas redações.
A comunicação está sempre em constante evolução, especialmente com o avanço das tecnologias digitais.
Estar atualizado é sinônimo de produtividade, tempo ganho, seja por meio de novas ferramentas e plataformas, canais de mídias sociais, softwares e APPs de monitoramento ou clipping, IA ou técnicas de SEO.
O aprendizado contínuo e a disposição para experimentar novas abordagens são cruciais para se manter relevante em Assessoria de Imprensa.
#5. *ASSESSORE*, literalmente! Eduque o cliente desde o primeiro contato!
Isso ajuda muito, por exemplo, na gestão correta de expectativas. Não é incomum clientes criarem perspectivas irrealistas sobre o que realmente é papel e resultado de uma #AssessoriaDeImprensa.
Aprender a comunicar efetivamente o que é viável nessa jornada e a importância de estratégias sustentáveis de comunicação para médio e longo prazos é fundamental.
6#. Adquira e troque *CONHECIMENTO* a todo momento.
Superar desafios exige resiliência, aprendizado contínuo e uma atitude positiva. Procure estar próximo (nem que seja se conectando aqui no Linkedin) de profissionais que compartilhem conteúdo, possam oferecer orientação e conselhos valiosos.
Aproveite as oportunidades de aprendizado prático e não tenha medo de pedir ajuda ou feedback. Transforme dificuldades em lições de carreira que contribuirão para o seu desenvolvimento.
#DesafiosProfissionais #Carreira #AssessoriaDeImprensa #Jornalismo #CrescimentoProfissional