31/08/2021

O que é ser um produtor de eventos?

Saiba como Agências de Comunicação, Assessorias de Imprensa e também profissionais de Marketing, Relações Públicas, Publicidade e Jornalismo podem atuar como produtores de eventos digitais, com foco em conteúdo.  e fique atento a essa nova demanda do mercado, uma frente de trabalho que só tende a crescer e ser uma oportunidade para profissionais e empreendedores.

Em 2020, centenas de feiras, seminários e congressos deixaram de acontecer com a pandemia. Impacto gigante e negativo: empresas fechando, desemprego escalonando.

Segundo dados da ABRAPE – Associação Brasileira dos Promotores de Eventos, cerca de 97% das atividades do setor de eventos estão completamente paralisadas desde março do ano passado. Isso corresponde a mais de 350 mil eventos que deixaram de ser realizados em 2020 (o número inclui shows, festas, congressos, rodeios, eventos esportivos e sociais, teatro, entre outros).

Isso fez com que o setor deixasse de faturar ao menos R$ 90 bilhões. A paralisação gerou perda de arrecadação de R$ 4,6 bilhões em impostos federais, e mais de 450 mil profissionais ficaram desempregados.

Mas novas chances sempre surgem com as dificuldades e desafios impostos. No setor de eventos, em especial das feiras de negócios, não foi diferente.

O reposicionamento da Informa Markets Brasil – e a virada de chave de outras grandes do setor – mostra bem isso.

Maior promotora e organizadora de eventos do mundo, ela já vinha, há quase cinco anos, investindo em soluções digitais. Processo acelerado com a pandemia.

Em maio de 2021 a companhia lançou um novo posicionamento: sai a promotora e entra a “plataforma de relacionamento e conexão entre pessoas e mercados por meio de soluções de audiência, conteúdo digital especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado”. Físico e digital integrados.

Investir mais e melhor no online, para suprir a falta do presencial, não só mudou a dinâmica dessas empresas, como as manteve próximas de seus clientes. E também gerou uma série de oportunidades de trabalho para novos prestadores de serviços: producers, redatores, criadores de conteúdo, estúdios e produtoras digitais, por exemplo.

A Conteúdo Empresarial foi impactada por essa onda!

 

Se antes éramos assessoria de imprensa de feiras físicas do portfólio da Informa, hoje temos uma nova frente com eles: produção de eventos digitais, com foco em conteúdo.

Um produtor de eventos realiza o planejamento e organização, contrata fornecedores, negocia prazos e pagamentos, acompanhava os processos de compras de materiais e serviços de ponta a ponta do processo.

Produtores de eventos digitais  também estão inseridos no planejamento e na organização, mas o foco principal é outro: garantir um conteúdo de altíssimo nível, de muita qualidade, garantindo assim audiência, relevância às marcas envolvidas e soluções e aprendizado para o público-alvo. 


O que faz o produtor de eventos digitais?

*Cria a grade dos eventos;

*Faz pesquisas de mercado;

*
Avalia o cenário econômico e político e identifica gaps e oportunidades;

*
Pensa os melhores nomes de market leaders, representantes de associações, executivos e líderes políticos, para debates, painéis e palestras;

*
E, claro, faz a gestão de toda essa agenda até o evento nascer e ir para o ar, ou melhor, para a rede, afinal, tudo acontece na internet: começando pelos convites ou confirmação de presença de palestrantes, alinhamento com debatedores, draft e roteiro.


E quais as duas características essenciais para ser um produtor de eventos digitais?

1- Organização: Afinal será responsável pela gestão de muitas informações e pessoas;

2- Domínio da técnica de Benchmarking: estar bem informado, atento às tendências de mercado e, em especial, de olho na concorrência, vai garantir que esteja melhor preparado para as tarefas do dia a dia.

DICA EXTRA!
Ter acesso e criar relacionamento com especialistas, executivos e acadêmicos atuantes nas áreas dos eventos que irá produzir é um diferencial. Pois, são eles quem vão te ajudar a validar o conteúdo a ser desenvolvido e com isso você terá garantia de que proporcionará aos participantes uma experiência única!

Fique por dentro de tudo


Leia mais no
Vida de Jornalista

18/06/2024

Assessoria de Imprensa, desafios no início de carreira

Se a Érica de hoje, com mais de 20 anos de profissão, pudesse compartilhar umas dicas no ouvido da Érica de 2001, com seu diploma de jornalismo embaixo do braço, pra que ela soubesse (mais rapidinho) quais seriam os principais desafios que teria no início da sua carreira em #AssessoraDeImprensa , diria… #1- Comece a […]

01/06/2024

Assessoria de Imprensa para feiras e a exclusiva como estratégia

Há 10 ou 15 anos, as salas de imprensa de grandes #feiras ficavam repletas de repórteres ávidos por um contato mais próximo com autoridades, executivos e especialistas. Muitos jornalistas se apertavam em espaços dedicados às #coletivas para colher informações em primeira mão e ‘correr’ pra fechar sua pauta. Eu mesma, atuando em Assessoria de Imprensa […]

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e o Termo de Uso de Dados.