31/08/2021

O que é ser um produtor de eventos?

Saiba como Agências de Comunicação, Assessorias de Imprensa e também profissionais de Marketing, Relações Públicas, Publicidade e Jornalismo podem atuar como produtores de eventos digitais, com foco em conteúdo.  e fique atento a essa nova demanda do mercado, uma frente de trabalho que só tende a crescer e ser uma oportunidade para profissionais e empreendedores.

Em 2020, centenas de feiras, seminários e congressos deixaram de acontecer com a pandemia. Impacto gigante e negativo: empresas fechando, desemprego escalonando.

Segundo dados da ABRAPE – Associação Brasileira dos Promotores de Eventos, cerca de 97% das atividades do setor de eventos estão completamente paralisadas desde março do ano passado. Isso corresponde a mais de 350 mil eventos que deixaram de ser realizados em 2020 (o número inclui shows, festas, congressos, rodeios, eventos esportivos e sociais, teatro, entre outros).

Isso fez com que o setor deixasse de faturar ao menos R$ 90 bilhões. A paralisação gerou perda de arrecadação de R$ 4,6 bilhões em impostos federais, e mais de 450 mil profissionais ficaram desempregados.

Mas novas chances sempre surgem com as dificuldades e desafios impostos. No setor de eventos, em especial das feiras de negócios, não foi diferente.

O reposicionamento da Informa Markets Brasil – e a virada de chave de outras grandes do setor – mostra bem isso.

Maior promotora e organizadora de eventos do mundo, ela já vinha, há quase cinco anos, investindo em soluções digitais. Processo acelerado com a pandemia.

Em maio de 2021 a companhia lançou um novo posicionamento: sai a promotora e entra a “plataforma de relacionamento e conexão entre pessoas e mercados por meio de soluções de audiência, conteúdo digital especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado”. Físico e digital integrados.

Investir mais e melhor no online, para suprir a falta do presencial, não só mudou a dinâmica dessas empresas, como as manteve próximas de seus clientes. E também gerou uma série de oportunidades de trabalho para novos prestadores de serviços: producers, redatores, criadores de conteúdo, estúdios e produtoras digitais, por exemplo.

A Conteúdo Empresarial foi impactada por essa onda!

 

Se antes éramos assessoria de imprensa de feiras físicas do portfólio da Informa, hoje temos uma nova frente com eles: produção de eventos digitais, com foco em conteúdo.

Um produtor de eventos realiza o planejamento e organização, contrata fornecedores, negocia prazos e pagamentos, acompanhava os processos de compras de materiais e serviços de ponta a ponta do processo.

Produtores de eventos digitais  também estão inseridos no planejamento e na organização, mas o foco principal é outro: garantir um conteúdo de altíssimo nível, de muita qualidade, garantindo assim audiência, relevância às marcas envolvidas e soluções e aprendizado para o público-alvo. 


O que faz o produtor de eventos digitais?

*Cria a grade dos eventos;

*Faz pesquisas de mercado;

*
Avalia o cenário econômico e político e identifica gaps e oportunidades;

*
Pensa os melhores nomes de market leaders, representantes de associações, executivos e líderes políticos, para debates, painéis e palestras;

*
E, claro, faz a gestão de toda essa agenda até o evento nascer e ir para o ar, ou melhor, para a rede, afinal, tudo acontece na internet: começando pelos convites ou confirmação de presença de palestrantes, alinhamento com debatedores, draft e roteiro.


E quais as duas características essenciais para ser um produtor de eventos digitais?

1- Organização: Afinal será responsável pela gestão de muitas informações e pessoas;

2- Domínio da técnica de Benchmarking: estar bem informado, atento às tendências de mercado e, em especial, de olho na concorrência, vai garantir que esteja melhor preparado para as tarefas do dia a dia.

DICA EXTRA!
Ter acesso e criar relacionamento com especialistas, executivos e acadêmicos atuantes nas áreas dos eventos que irá produzir é um diferencial. Pois, são eles quem vão te ajudar a validar o conteúdo a ser desenvolvido e com isso você terá garantia de que proporcionará aos participantes uma experiência única!

Fique por dentro de tudo


Leia mais no
Vida de Jornalista

27/08/2021

Como aumentar a taxa de abertura dos e-mails?

Para que a taxa de abertura dos seus disparos de releases e sugestões de pauta por e-mail aumentem e seu conteúdo seja visto por um número maior de jornalistas, você precisa entender o que atrai a atenção destes profissionais quando acessam as suas caixas de entrada. O que define se o jornalista vai ou não […]

27/10/2020

Criação de sites: O Guia Absolutamente Completo

Outubro, além de ser o mês do meu aniversário, foi muito especial para a minha agência, a Conteúdo Empresarial, e todos que estão comigo nessa empreitada. Motivo: estamos de casa nova! Mas não pense que estou falando de um novo escritório, ponto físico ou coisa do tipo.  Endereços comerciais já não fazem mais tanto sentido […]

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e o Termo de Uso de Dados.