27/10/2020

Criação de sites: O Guia Absolutamente Completo

Outubro, além de ser o mês do meu aniversário, foi muito especial para a minha agência, a Conteúdo Empresarial, e todos que estão comigo nessa empreitada. Motivo: estamos de casa nova!

Mas não pense que estou falando de um novo escritório, ponto físico ou coisa do tipo.  Endereços comerciais já não fazem mais tanto sentido em um mundo tão conectado e globalizado.

Nossa nova, e humilde residência, é o novo site da agência, o ponto de conversão e convergência de tudo que fazemos – e podemos fazer – para nossos clientes e para aqueles que estão por vir. 

Ter um novo site, que transbordasse nossa personalidade e momento, era uma vontade desde 2019. De lá pra cá, eu idealizei esse projeto com pesquisa, rascunho e desenho. Comecei com a fundação, subi os alicerces e cheguei na decoração, digamos assim (rs).

Eu vejo a criação de site como um processo muito parecido com o da construção de uma casa. É uma mistura de sonho e tijolos, amor e funcionalidade, tudo para nos sentirmos acolhidos e poder receber bem!

E, ainda que eu não tenha nada de arquiteta ou engenheira, tenho orgulho de dizer que, junto com um parceiro incrível (a KBRTec), arquitetei o site. E quero te motivar a fazer o mesmo. Daí a ideia desse artigo, dividir como foi o passo a passo até chegar no resultado final. 



– Mas antes, algumas informações preciosas para a sua leitura!

#
Esse artigo é voltado para quem está de mudança ou reforma (rsrs). Ou seja, pra quem já teve uma página na internet e, como eu, sentiu que era hora de renovar, criar um novo site. 

# E para quem, minimamente, cumpriu as etapas iniciais do processo de compra do novo lar, tais como, fazer o registro do seu domínio (endereço do site) e ter um serviço de hospedagem (nós aqui usamos a Locaweb como provedor).  E, agora, está em busca de uma “empreiteira” para tirar o projeto do papel, uma empresa especializada em criação de sites (há no mercado ferramentas gratuitas, mas não tratarei delas aqui, se esse for seu caso, pode me me escrever que mando algumas dicas no seu e-mail).

# Assim como não podemos confiar exclusivamente a um engenheiro ou arquiteto o sonho da nossa casa, também não podemos jogar 100% na mão de uma empresa de criação de sites a concepção desse espaço. É preciso saber o que se quer, afinal, ninguém conhece melhor o seu negócio, clientes e o público-alvo a ser conquistado que você! Uma empresa desenvolvedora vai colaborar, e muito, indicando os melhores caminhos, tecnologias e usabilidade, mas você precisa estar no comando, dar o norte. Onde se quer chegar é com você, como chegar lá é com eles, deu para entender? 

A maioria das pessoas posterga o projeto de um novo site, pois não sabe muito bem por onde começar e esperam soluções prontas, quase mágicas. A jornada que vou compartilhar mostrará que o percurso é sem dor quando se sabe qual o ponto de partida, o que esperar do caminho e quanto tempo e esforço precisará empregar para cruzar a linha de chegada e colocar um novo website no ar.  Vem comigo!


1- Criação de site exige INVESTIMENTO (esse é marco zero do projeto)

Assim como um lindo projeto do mais renomado arquiteto não é garantia de casa construída, de nada adianta escolher uma empresa de criação de site somente pelo portfólio sem saber se o investimento que ela pede estará adequado ao seu budget. Defina o quanto pode investir e lembre de buscar equilíbrio entre preço e entrega de acordo com as suas reais possibilidades.

E mais, recomendo levar em conta quatro fatores essenciais: portfólio, preço, prazo e experiência. Se a agência escolhida para desenhar a sua nova casa já tiver feito algo parecido, você ficará mais confortável, não é verdade? Então, não tome decisões baseadas unicamente em preço. O barato costuma sair caro. E experiência é algo importantíssimo a se considerar. 

2- Criação de site pede INSPIRAÇÃO (foi dada a largada)

Isso mesmo, busque inspirações para idealizar, junto com a agência web, a “cara” do novo site (ou o que chamamos de layout). Você pode pesquisar ideias em…

# Sites de Concorrentes:
Não vale copiar, isso está fora de cogitação! A proposta é entender o que o setor oferece e que não pode faltar no teu site. O que sua empresa ou negócio pode oferecer a quem visitar a sua “casa”? Os pontos de diferenciação da sua marca, serviço ou evento precisam ficar explícitos na estratégia de comunicação digital e, em especial, no website.

# Sites de mercados similares:
A Conteúdo Empresarial não é, essencialmente, uma agência de desenvolvimento web, mas a criação de site está no guarda-chuva da comunicação, então, quando eu fui pesquisar ideias de layout para o nosso site, não me restringi apenas as páginas de assessoria de imprensa, comunicação e marketing. Incluí na minha busca, por exemplo, portais de agências de web e as voltadas ao digital. 

# Portfólio de empresas de criação de sites:
Esse é um ponto importante, conhecer os serviços e portfólio de empresas de criação de site e fazer orçamentos. Recomendo pedir propostas de pelo menos três e no máximo cinco. Consulte os projetos, use os portfólios como mais uma forma de inspiração, neles você encontrará novos conceitos aplicáveis ao seu projeto.

Para o novo site da Conteúdo Empresarial, a opção foi pelo conceito One Page Layout. Este é um tipo de site em que se apresenta todo conteúdo em uma única tela, sem links para outras páginas e com rolagem unidirecional e vertical.

As seções têm uma sequência organizada como se estivéssemos contando uma história. A exceção foi à área do Blog “Vida de Jornalista”, estrategicamente pensado como um mecanismo de atração e com uma estrutura convencional para este tipo de área. 

O site One Page Layout ou Single Page Website, como também é conhecido, é bastante indicado para pequenas e médias empresas, negócios no estilo boutique, como a Conteúdo Empresarial, no pré-lançamento de produtos, serviços e eventos.

É o mais usado também para landing pages e websites de produto único, páginas pessoais ou para apresentação de portfólio. Mas existem outros formatos mais robustos: site institucional, dinâmico, loja virtual, e-commerce, portais e hotsite. 

3- Criação de site é ir além do DESIGN (estamos no caminho)

Inspirações coletadas, agora é hora de conversar com a agência sobre posicionamento. Não basta ter um site bonito, é preciso somar a escolha de um layout interessante a uma página otimizada para buscadores. O caminho é: design + conteúdo + codificação + SEO + site responsivo = melhor experiência do usuário. 


4- Criação de site é CODIFICAÇÃO e SEO 

Codificação é como seu site é construído, um item sobre o qual é mais difícil opinar quando não se é da área. Ainda assim, procure saber como será a construção do site.

Usando de novo a nossa analogia, é como definir se o sistema construtivo da sua casa será de ferro, madeira ou alvenaria. É o que não se vê depois de pronta, mas fundamental para a sua segurança.

Atualmente, a maioria esmagadora dos sites são construídos em WordPress, o sistema de gerenciamento de conteúdo mais usado no mundo. Bastante flexível e gratuito, o código do WP tem 61% do mercado mundial. 

Outro ponto super importante é escolher um parceiro profundamente conhecedor de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, o conjunto de técnicas para posicionar seu site nos primeiros resultados de mecanismos de busca online, como o Google. 

Entenda: Um dos principais serviços do portfólio da Conteúdo Empresarial é assessoria de imprensa e um dos mercados que temos grande experiência e buscamos sempre penetração é o de eventos.

Nossa cauda longa, para este caso, então, é “assessoria de imprensa para eventos”. Nosso site está, nesse momento, sendo otimizado para que, sem investimento patrocinado (Google AdWords), as pessoas busquem no Google por “assessoria de imprensa para eventos” e  cheguem até a página da nossa agência.

Para isso, é preciso que o site esteja corretamente configurados para os robôs de busca e, conjuntamente, se faz necessário publicar no nosso Blog artigos com conteúdo qualificado sobre o tema. Juntas, essas iniciativas levarão nosso site para os primeiros resultados orgânicos no médio prazo. 

Se mais de 98% dos brasileiros com mais de 10 anos acessam internet por smartphones, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ter um site responsivo, de fácil navegação na palma da mão, é imprescindível. De nada adianta você fazer um site que roda bem em computador ou laptop, se ele não for acessível pelo celular. Lembre de incluir este item no orçamento do novo website. 

5- Criação de site é investir em CONTEÚDO

Artigo no Blog é conteúdo. Vídeo, foto, infográfico e podcast também são formas de conteúdo. Usuários, B2B ou B2C, consomem informação qualificada nas plataformas digitais e compram de quem soluciona seus problemas. Conteúdo relevante, frequente e pensado para atingir as personas do seu negócio e transformá-las em clientes.


Contudo, ainda que o conteúdo seja peça fundamental da estratégia do seu novo site, muitas agências de desenvolvimento web não são especializadas na criação e gestão destes formatos.

E não se responsabilizam, nem se quer, pelos textos que precisam ser produzidos para as áreas institucionais da sua página. Não é incomum ter que recorrer a outro fornecedor para que um plano de marketing de conteúdo seja elaborado.

Na minha opinião, há ainda nos dias de hoje dois pontos muito sensíveis na relação “criadores de sites X clientes”, em especial quando olhamos para fornecedores locais:

# A falta de suporte à redação de textos e conteúdos diversos que compõem um site, por conta da ausência de redatores e produtores de conteúdo no quadro de colaboradores das agências de criação de sites;

# Pouco entendimento do universo online, devido a falta de profissionais de marketing, limitando a inclusão de recursos e estratégias para o produto ou serviço do cliente no ambiente digital; 

Na Conteúdo Empresarial já nos deparamos com muitos casos: criadores de site que transferem para o cliente a responsabilidade por produzir 100% dos textos do site que estão desenvolvendo; agências especializadas em produção de conteúdo para redes sociais que não conseguem entregar redações ortograficamente corretas, quem dirá persuasivas; empresas focadas em mídia paga que não conseguem escrever uma copy de conversão sem escorregar no português. Isso acontece com frequência.

Para lidar com essa e outras situações, a dica é entender exatamente o que o orçamento está te oferecendo para não ser surpreendido. Se a agência não for te entregar, por exemplo, os textos do site, então, considere que você precisará recorrer a outro fornecedor, como a Conteúdo Empresarial, para ajudar nessa missão, e isso vai te acarretar um investimento adicional. Contabilize tudo para entender o quanto vai custar seu novo site no total e direcione as tarefas. 

6- Criação de site é VITRINE para o mundo

Nunca esqueça: site é vitrine para o mundo, é seu veículo proprietário.

Assim como em algum momento o Orkut morreu, pense que as atuais redes sociais onde você pode estar apostando seus esforços hoje podem deixar de existir amanhã.

Seu negócio não pode estar exclusivamente sustentado nestes canais. Invista em um bom site e crie relações duradouras com seus clientes e públicos-alvo tendo ele como ponto de partida, encontro e conversão. Afinal, para ele estar “no ar” só depende de você. 


Agora me diga, sua casa precisando de uma reforma? Veja como ficou a nossa!

 

Fique por dentro de tudo


Leia mais no
Vida de Jornalista

07/09/2020

Coletiva de Imprensa: quando (não) fazer? Descubra agora!

Quem já sentiu um friozinho na barriga quando o cliente disse “vamos fazer uma coletiva de imprensa”? “Fale agora ou cale-se para sempre” (rs). Acredite, você não está sozinho. Arrisco dizer que 99% dos assessores de imprensa que conheço já experimentaram a sensação. Especialmente, aqueles que lançaram mão da ferramenta nos últimos cinco anos. Dois motivos principais, no meu […]

05/09/2020

Muito mais que um livro de receitas, um Pro Bono com “Tempero Santista”​

Sabe aquele trabalho que te dá orgulho e satisfação em realizar? O livro “Tempero Santista”, uma iniciativa da amiga e cliente Silvana Barros, produzido de ponta a ponta pela Conteúdo Empresarial, é um deles! A publicação é um Pro Bono aqui  da agência super especial, pois ajuda a arrecadar fundos para a AEA Stella Maris. […]