Comunicação integrada e comprometida com o resultado!
(11) 3230-7434 | (13) 3304.7437
Facebook Twitter Flickr
quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Primeiro e único ambulatório de quimioterapia da Baixada Santista, Citac completa 18 anos

Escrito por: Alessandro Padin - Atendimento e Social Media

Primeiro e único ambulatório de quimioterapia da Baixada Santista que atende pacientes fora do ambiente hospitalar, o Centro Integrado do Atendimento Ambulatorial do Câncer (Citac) está comemorando 18 anos de atividades em Santos com uma nova unidade em um condomínio do número 146 da Avenida Ana Costa. Agora são 330 metros quadrados com  nova estrutura de hotelaria, sala de quimioterapia para seis lugares, além de quatro consultórios, sala para equipe multidisciplinar e farmácia de manipulação.

A iniciativa é fruto do sonho da médica Eni Maria de Souza, que atualmente responde pela direção Técnica e Administrativa do Centro. “Este tratamento era feito exclusivamente dentro dos hospitais e eu acreditava que os pacientes podiam receber uma atenção especial fora deste ambiente. Na época que começamos, o conceito era tão novo na região que não existiam legislações específicas, só recomendações”, recorda.

A equipe do Citac conta com quatro oncologistas, duas hematologistas, uma reumatologista, uma enfermeira e uma auxiliar de enfermagem. “Desde o começo nosso foco foi a qualidade, tanto nas relações humanas como na escolha e preparo dos medicamentos. Posso oferecer o maior conforto para o paciente, mas ele não sabe o que estou injetando nele. Eu sei. A opção de fazer o melhor é nossa. É nosso princípio o respeito ao paciente. É o nosso lema desde o princípio”, frisa a dra. Eni.

ISO 7 A medicina avançou e, hoje, o tratamento quimioterápico é mais amplo, atendendo, também, áreas como reumatismo, neurologia e dermatologia.  O Citac acompanhou este processo e, por conta disso, possui a única estrutura na Baixada Santista apta para garantir a excelência na infusão de medicamentos especiais, fora dos hospitais. “Há pneumologistas e alergistas, por exemplo, que utilizam o nosso suporte de medicamentos injetáveis”, afirma a Dra. Eni Maria de Souza.

Para preparar os medicamentos, o Citac três ambientes divididos em salas de Paramentação, Higienização de Materiais e Medicamentos e de Manipulação. As três salas já estão classificadas em ISO 7, que é um tratamento de ar e pressão onde há um controle microbiológico do ar. Explica Adriana Garcia, farmacêutica responsável : “Isto garante maior estabilidade para as manipulações e contamos, ainda, com a Capela de Fluxo Laminar, que é um ambiente especial resistente à contaminações”.

Humanização O espaço é adaptado ao conceito do Citac. “O nosso grande diferencial é a humanização, por ser uma estrutura fora do ambiente hospitalar. Mas é mais que isso. Nós temos um limite diário de atendimento de cinco pacientes para que todos recebam cuidados individualizados e de qualidade”, destaca Adriana.

Ela ressalta que, em hospitais, a tendência é que o paciente seja atendido por equipes diferentes, por conta dos plantões, o que dificulta a criação de vínculos. “Este é o outro diferencial do Citac: conhecemos cada paciente na sua individualidade. Se precisa tirar dúvidas quanto aos medicamentos, tem acesso ao farmacêutico, por exemplo”, frisa.

Adriana detalha outra novidade da nova unidade do Citac, a sala multidisciplinar, para ações como a aplicação de medicamentos orais, entrevistas com o paciente que vai começar um tratamento de quimioterapia, e o atendimento de uma nutricionista que dá apoio no dia a dia do centro. “Temos, ainda, um área especial no prédio para realizarmos palestras, eventos e reuniões”, completa.

Sobre o Citac

O Centro Integrado do Atendimento Ambulatorial do Câncer (Citac) é o primeiro e único ambulatório de quimioterapia da Baixada Santista que atende pacientes fora do ambiente hospitalar. O Citac está comemorando seus 18 anos com um novo espaço na Avenida Ana Costa, número 146. Dentre os destaques, está a nova estrutura de hotelaria, com sala de quimioterapia para seis lugares, além de quatro consultórios, sala para equipe multidisciplinar e farmácia de manipulação em uma área total de 330 metros quadrados. O site do Citac é www.citacquimioterapia.com.br.

 

Assessoria de Comunicação – CITAC

Conteúdo Empresarial – Comunicação Integrada 

11 – 3230-7434 / 13 – 3304.7437 – 3304.7438

Atendimento à Imprensa:

Alessandro Padin

alessandro@conteudoempresarial.com.br

13 – 99111-0663

SKYPE: alessandro_padin

Érica Amores

erica@conteudoempresarial.com.br

13 – 9 9706-6073

SKYPE: erica.amores

 


+VEJA MAIS RELEASES SOBRE ESTE CLIENTE