Comunicação integrada e comprometida com o resultado!
(11) 3230-7434 | (13) 3304.7437
Facebook Twitter Flickr
sábado, 30 de maio de 2015

Isabela Ventura, da plataforma Lomadee: “7% do que se vende online hoje no Brasil vêm do Marketing de Afiliados”

Escrito por: Érica Amores - Diretora da Conteúdo Empresarial

Ela participou do segundo dia do Afiliados Brasil – Congresso Brasileiro de Marketing de Afiliação, evento de empreendedorismo digital que acontece até sábado (30) em São Paulo

Fotos: Ivan Ferreira

“Em 2009, a publicidade online representava apenas 3,5% do mercado. Havia duas plataformas de afiliação; hoje são dezenas. Havia dois e-commerces investindo em afiliação e hoje os maiores do segmento utilizam. Como reflexo, 7% do que se vende online hoje no Brasil vêm do Marketing de Afiliados”. A afirmação foi feita pela diretora da Plataforma de Afiliados Lomadee, Isabela Ventura, em palestra proferida no Afiliados Brasil – Congresso Brasileiro de Marketing de Afiliação, que acontece até sábado (30) no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

Estes dados apresentados por Isabela revelam o caráter promissor do segmento no País. Atraindo cada vez mais empreendedores digitais, o setor tem um cenário consolidado e profissionalizado, com a participação de grandes players de setores diversos interessados no ambiente digital. “Antes o plano de mídia de uma empresa dedicava apenas uma linha para o Marketing de Afiliados. Hoje isso mudou e as grandes marcas estão atentas ao crescimento do mercado”, frisa o gerente de Afiliados da Livraria Saraiva, Francisco Assis.

Em expansão, o mercado torna-se, também, mais competitivo, o que exige uma constante busca por conhecimento e práticas inovadoras. “O marketing digital passa por transformações incríveis e o mercado vai selecionar aquele que for mais criativo. Se você participa de um evento como o Afiliados, assiste as palestras, e não aplica no seu negócio, está deixando de ser competitivo”, observa Ramon Tessman, autor do livro “Arrase nas Redes Sociais”, que também participou do Afiliados Brasil.

Para quem quer ter destaque no setor, ele recomenda: “Não seja um ferramenteiro! Há pessoas que sabem tudo sobre ferramentas digitais, mas não têm estratégia. Conheço pessoas que só conhecem uma solução e alcançam resultados. Foquem nos resultados! O gatilho da emoção e da inspiração é o que vai separar os meninos dos homens, nos próximos anos, no setor de Marketing de Afiliados”.

Ramon_Tessman_palestra_no_Afiliados_2015

Paixão O gerente de projetos UOL e responsável pelo UOL Afiliados e UOL Cliques, Eduardo Rodrigues Cerejo, segue o mesmo raciocínio de que é preciso algo além do que o conhecimento das ferramentas digitais. “O empreendedor digital não deve estar focado apenas em ganhar dinheiro. Ele deve ter paixão em oferecer soluções para o usuário”. E deixa uma dica: “No mundo da tecnologia tudo acontece muito rápido. É preciso validar o que quer fazer. Uma sugestão é aplicar o MVP (Minimum Viable Product), que vem sendo muito utilizado pelas startups e trata de implantar o mais rápido possível uma ideia viável”

Fagner Borges, da Praia Agência Digital, acredita que o foco do empreendedor digital deve estar na persistência em testar as alternativas para atingir o público e estudar o perfil do segmento que quer atingir. Ele frisa que, atualmente, o Facebook é a melhor plataforma com custo/benefício para quem deseja investir em anúncios online. “Se você tem tempo, invista no tráfego orgânico. Se você tem dinheiro, invista no tráfego pago. Se você tem tempo, dinheiro e criatividade, invista nos dois”, sugeriu ao público que assistiu sua palestra no Afiliados Brasil.

Conhecer o público e os seus desejos é o caminho, também na opinião do consultor Rodolfo Araújo, especialista em Psicologia Social pela Wesleyan University e em Influência e Persuasão pelo Influence at Work, de Robert Cialdini. “Para se ter sucesso em uma venda é preciso conhecer a raiz das escolhas do cliente, as verdadeiras razões pelo qual o seu produto é preferido em relação a outros. É preciso entender que o motivo pelo qual você vende não é o mesmo pelo qual você compra”, destaca.

Para Flávia Moinhos, da OMG Brasil, um bom desempenho atualmente exige que os empreendedores digitais tenham sites mobile e responsivos. “Isto é fundamental para se estabelecer neste segmento que vem crescendo. Uma rede de afiliados pode trazer benefícios para os anunciantes a possibilidade de acessar um público segmentado e para o publisher a possibilidade de conectar o blog e site à marcas renomadas”, explica.

Sobre o Afiliados Brasil – www.afiliadosbrasil.com.br
Pioneiro, o Afiliados Brasil – Congresso Brasileiro de Marketing de Afiliação tem o objetivo de mostrar o potencial deste mercado e reunir empreendedores digitais, plataformas, anunciantes, agências, publicitários e todo o tipo de usuário que busca conhecer melhores práticas e estratégias de sucesso. No Afiliados Brasil, os congressistas têm acesso a profissionais que detém estratégias e produtos de alta performance e que inspiram os empreendedores digitais; assistem cases de marketing digital e internet que servirão como ferramenta de capacitação para a criação de produtos, monetização de projetos e, até mesmo, para a abertura de novos programas de parceiros. Além de palestras educativas e promoção sistemática de networking, a programação inclui a Expo Afiliados, área com estandes de produtos e serviços relacionados ao marketing de afiliação. Em 2015, o Afiliados Brasil acontece nos dias 28, 29 e 30 de maio, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP).

Sobre o Instituto Brasileiro de Marketing de Afiliados – www.ibmafiliados.com.br
O Instituto Brasileiro de Marketing de Afiliados – IBMAfiliados é uma entidade sem fins lucrativos, representativa e catalisadora para o setor. Tem como missão promover educação e pesquisa para o desenvolvimento do mercado digital. Na sua linha de frente estão ações, tais como, treinamentos presenciais e à distância, eventos de aprimoramento profissional, criação de oportunidades para networking, geração de conteúdo, pesquisa e aproximação entre os três principais atores deste segmento: afiliados, anunciantes e plataformas.

Assessoria de Imprensa – Afiliados Brasil/ IBMAfiliados
Conteúdo Empresarial – Comunicação Integrada
www.conteudoempresarial.com.br
11 – 3230-7434 / 13 – 3304.7437 – 3304.7438

Atendimento à Imprensa:
Vivian Giuzio
vivian@conteudoempresarial.com.br
13- 9 9621-6622
SKYPE: vivian_giuzio


+VEJA MAIS RELEASES SOBRE ESTE CLIENTE