Comunicação integrada e comprometida com o resultado!
(11) 3230-7434 | (13) 3304.7437
Facebook Twitter Flickr
Vida de Jornalista

sábado, 7 de março de 2015

Marketing de Relacionamento aproxima empresas e jornalistas

Escrito por: Érica Amores - Diretora da Conteúdo Empresarial

Investir em eventos como estratégia de relacionamento com a imprensa fortalece as relações e aumenta o valor agregado à marca, entre outros benefícios.

post_Mkt de Relacionamento e Eventos_interna
Foto: Ivan Ferreira / Divulgação Search Master Brasil

O marketing de relacionamento é uma das ferramentas mais utilizadas para aproximar as empresas de seus públicos de interesse. Público este, que não se resume apenas a clientes. Jornalistas e formadores de opinião também devem ser foco das ações de relacionamento das marcas. A forma de pensar e se relacionar com diferentes públicos está em constante mudança. Com o uso das plataformas de mídia social crescem as possibilidades do marketing de relacionamento.

Quando o assunto é cliente ou público-alvo não é mais permissível simplificá-los a compradores de produtos e serviços que entram e saem de nossas vidas pontualmente. Pelo contrário, são pessoas com as quais temos a chance, agora mais do que antes, de nos relacionar por longos períodos de tempo, trocar experiências e compartilhar benefícios através de vínculos de confiança e credibilidade.

Como não pensar na imprensa como um público potencial neste cenário? As empresas precisam melhorar as suas relações com este público, deixar de ver as redações e seus jornalistas como simples portas de acesso para espaços de mídia espontânea. Agências de comunicação e assessorias de imprensa reconhecem, há tempos, a importância do relacionamento com as redações; aplicam ferramentas do marketing, diariamente, para potencializar esta convivência. Assessorias cumprem o papel de “empresa” e jornalistas o de “clientes”.

Mas você deve estar se perguntando: Como atingir em cheio meu público? Vamos lá! Entre as várias as estratégias que tangem o marketing de relacionamento, uma bastante eficaz é a realização de eventos, ferramenta do mix de marketing que oferece alto potencial de retorno. Há sempre dois propósitos que norteiam a organização de um evento: interesse institucional ou promocional.

Neste post vou compartilhar com vocês um pouco da experiência recente que tive ao realizar, para um cliente, um evento de vocação totalmente institucional. As três personas envolvidas eram: a empresa (neste caso um Shopping); a imprensa (público-alvo) e a assessoria de imprensa (que fez a ponte entre ambos para a realização e sucesso do evento). O objetivo era criar ou firmar conceito, reforçar a imagem, estreitar – literalmente – as relações entre o shopping center e a imprensa, sem nenhuma expectativa mercadológica.

Faz parte das ações de uma assessoria que trabalha para um shopping – e trata de pautas de lazer, entretenimento e varejo – ofertar um grande volume de sugestões para a imprensa. Durante todo o ano trocamos informações. A assessoria, por exemplo, leva com agilidade para os veículos os dados do setor varejista, as ações e eventos de interesse e em benefício do público leitor. As redações, por sua vez, especialmente as TVs, buscam o ambiente dos grandes centros de compras para uma grande variedade de pautas, principalmente, as relacionadas a datas como o dia das mães, dos pais e o natal. A relação entre redação e a assessoria de um shopping costuma ser intensa.

Ao lançar mão de um evento como ferramenta de marketing de relacionamento com jornalistas, diferente de quando se propõe uma sugestão de pauta, não se deve ter como expectativa o retorno de mídia espontânea. Ou ainda, uma maior obtenção de espaços editoriais no curto, médio ou longo prazo. Para estes objetivos existem outras estratégias.

O retorno esperado de um evento de relacionamento com a imprensa deve ser institucional. Se bem planejado e executado, irá chancelar, dar ainda mais crédito para as relações entre as personas. É, na verdade, um resultado imensurável quantitativamente. Por outro lado, há uma excelente resposta qualitativa.

A repercussão positiva do evento entre os formadores de opinião (e a sua possível viralização) é uma das respostas mais imediatas de sucesso do evento. De forma complementar, as relações ficam fortalecidas e o valor agregado à marca da empresa é enorme. As conversas, a troca de experiências e informações, entre a empresa e a imprensa e entre a empresa, a imprensa e a assessoria ficam, certamente, mais azeitadas e produtivas.

Quer saber agora quais são principais passos para realizar um evento de relacionamento com a imprensa de sucesso? Este será o tema do meu próximo post.

Aguardem!

 


COMENTÁRIOS

1 Comentário

  1. Gleibi Arruda disse:

    Olá Prezados Jornalistas,
    Gostaria de receber em meu email mais informações sobre este tema. Estarei responsavel pelo relacionamento com jornalistas no segmento de caminhoes pesados e goastaria de saber mais sobre o que pensa seus colega.
    Grande Abraço,
    Gleibi

Deixe o seu comentário!

18 − 10 =


Érica Amores

Idealizadora do Blog "Vida de Jornalista", Érica Amores é formada em Jornalismo, pós-graduanda em Marketing e, agora, blogueira!

Saiba mais



ÚLTIMAS POSTAGENS

FALE CONOSCO

São Paulo

Santos

São Vicente

contato@conteudoempresarial.com.br