Comunicação integrada e comprometida com o resultado!
(11) 3230-7434 | (13) 3304.7437
Facebook Twitter Flickr
Vida de Jornalista

sábado, 4 de julho de 2015

Como fazer um evento de sucesso em 6 passos

Escrito por: Érica Amores - Diretora da Conteúdo Empresarial

Neste post proponho 6 passos para você fazer um evento de sucesso onde a imprensa é o público-alvo. Porém, a boa notícia é que este passo a passo pode ser aplicado para formatar um evento de qualquer outro público de interesse!

No meu último post aqui no “Vida de Jornalista” falei para vocês sobre o quanto é importante investir em eventos como estratégia de relacionamento com a imprensa para fortalecer as relações e aumentar o valor agregado às marcas.Prometi apontar aqui quais são os principais passos para realizar um evento de relacionamento com a imprensa de sucesso! Pois bem, este é o tema deste texto:

Como fazer um evento de sucesso em 6 passos?

O "Encontro de Blogueiras" foi um evento que ajudei a desenvolver para o Litoral Plaza Shopping, em Praia Grande-SP

O “Encontro de Blogueiras” foi um evento que ajudei a desenvolver para o Litoral Plaza Shopping, em Praia Grande-SP (Fotos: Ivan Ferreira – Litoral Plaza)

Primeira informação importante: fazer um evento dá trabalho, fazer um evento para se ter sucesso dá muito mais trabalho (rsrsrs). Quer encarar o desafio? Eu vou te ajudar!

Neste post estou propondo 6 passos para se fazer um evento de sucesso onde a imprensa é o público-alvo. Porém, a boa notícia é que este passo a passo que listo abaixo pode ser aplicado para formatar um evento de qualquer outro público de interesse!

PASSO 1- Briefing
O briefing é o conjunto de informações e dados que vão te ajudar a desenvolver boa parte das próximas etapas do trabalho. É na hora do briefing que rascunhamos os problemas, oportunidades, objetivos, público-alvo e mapeamos os recursos disponíveis para formatar um evento. É o início do processo de formatação do projeto.

PASSO 2- Pesquisa
Uma boa pesquisa ajuda a conhecer melhor o seu público-alvo; entender as suas reais possibilidades de sucesso com o evento que pretende realizar; conhecer experiências bem e mal sucedidas; e se inspirar.

post_evento de sucesso_005

A Tatiana Paiva, na foto comigo, além de acompanhar toda a execução no dia do evento, foi minha parceira de trabalho em outras etapas do projeto, realizado pelo dpto de marketing do Litoral Plaza Shopping com apoio da Conteúdo Empresarial.

 

PASSO 3 – Desenvolvimento
É nesta etapa que desenhamos o projeto do evento literalmente. Desenvolvemos a ideia e partimos para o check list de ações. Dica: um bom projeto precisa responder perguntas essenciais, tais como, onde, quando, como, para quem e por que você vai realizar o evento?

PASSO 4- Produção
Mãos à obra, hora de tirar o seu evento do papel. Produção é colocar em prática tudo o que você planejou para o seu evento, da criação da identidade visual até a logística de distribuição de convites, da contratação de fornecedores ao roteiro e cerimonial. É fazer acontecer!

Durante o passo da produção você definirá fornecedores como, por exemplo, o buffet do seu evento.

Na etapa de produção você definirá fornecedores como, por exemplo, o buffet do seu evento. (Fotos: Ivan Ferreira – Litoral Plaza)

 

PASSO 5- Divulgação
Não há evento sem público, não há público sem divulgação. É preciso comunicar, promover o seu evento. Destaque neste item para as campanhas de marketing, marketing digital, social midia e assessoria de imprensa. Elas são imprescindíveis.

Este é um exemplo de evento feito  para a imprensa regional. Um Torneio de Boliche exclusivo para os jornalistas que cobrem compras, lazer e entretenimento

Este é um exemplo de evento que ajudei a desenvolver e divulgar feito para a imprensa regional da Baixada Santista. Um Torneio de Boliche exclusivo para os jornalistas que cobrem as editorias de compras, lazer e entretenimento. Eu estava lá na premiação! (Fotos: Ivan Ferreira – Litoral Plaza)


PASSO 6 – Execução

Chegou o grande dia. Hora de realizar. Do início ao fim do seu evento é preciso fazer muita coordenação e uma equipe afinada para que as ações tenham pontualidade, alcancem os objetivos e finalizem com sucesso. Dica: Treine sua equipe para que ela possa atender da melhor forma possível seus convidados.

Depois do evento realizado (de preferência, com sucesso!), faça uma pesquisa com os participantes para saber qual a opinião deles. Isso é muito importante! Liste os pontos positivos e negativos e melhore o projeto para uma segunda edição.

Gostou das dicas? Espero que sim. Até o próximo post!
🙂


COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

+ 12 = 19


Érica Amores

Idealizadora do Blog "Vida de Jornalista", Érica Amores é formada em Jornalismo, pós-graduanda em Marketing e, agora, blogueira!

Saiba mais



ÚLTIMAS POSTAGENS

FALE CONOSCO

São Paulo

Santos

São Vicente

contato@conteudoempresarial.com.br