Comunicação integrada e comprometida com o resultado!
(11) 3230-7434 | (13) 3304.7437
Facebook Twitter Flickr
Vida de Jornalista

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Assessor de imprensa, visite redações!

Escrito por: Érica Amores - Diretora da Conteúdo Empresarial

Eu acredito na boa relação entre assessor de imprensa e jornalistas de redação. E te contando minhas mais recentes experiências você saberá o motivo pelo qual afirmo: é muito importante visitar uma redação.

Já comentei em um outro post, aqui no Vida de Jornalista, o quanto considero enriquecedora a experiência que venho acumulando, especialmente nos últimos seis anos, trabalhando com assessoria de imprensa para eventos. Trabalho este que me proporciona conhecer jornalistas de outras cidades e estados do nosso país. Mas neste post quero compartilhar experiências mais recentes realizando um outro tipo de ação de relacionamento com a imprensa. Algo inovador? Não! Uma atividade que anda – na verdade – meio engavetada pelas assessorias de imprensa: visita à redações!

visita_Jornal_Reporter_Diario

Vistando a redação do jornal Repórter Diário, no Grande ABC, para trabalhar a divulgação do Mauá Plaza Shopping. Foto: Alessandro Padin

Lembro que, quando fiz um dos meus primeiros cursos de especialização, os jornalistas sempre falavam que nós, assessores de imprensa, não podíamos trabalhar apenas enfurnados dentro de nossas agências. Defendiam que é preciso sair, ir até uma redação: para ver, sentir, respirar o ar deste ambiente tão singular. Ver como é o lado de lá. Para assessores de imprensa (como eu) que não tiveram passagem por redações, especialmente em veículos diários, tal vivência torna-se ainda mais importante.

Sabe por que ainda há assessores que ligam pra oferecer uma sugestão de pauta na hora do fechamento de um jornal? Entre outros motivos, por não terem perspectiva, vivência mesmo. Não tiveram a experiência do olho no olho, do aperto de mão, na maioria das vezes não sabem com quem falam semanalmente ao telefone. E não me venham dizer que basta entrar no Facebook e olhar a foto da pessoa pra saber quem ela é. Somos jornalistas, nossa matéria prima é gente, boas histórias. E se esta máxima da nossa profissão vale para os personagens, tem que valer também para as relações entre assessor de imprensa e repórter!

O fato é que venho desenvolvendo um trabalho para alguns clientes, em especial, um dos mais antigos da Conteúdo Empresarial, a Rede Cinesystem Cinemas, que me permitiu voltar a fazer estas visitas, e em cidades de realidades muito diferentes. Em junho, por exemplo, fui até Curitiba, no Paraná. Uma cidade onde já estive algumas vezes por conta de outros clientes e ocasiões. Mas, pela primeira vez, tive a oportunidade de conhecer in loco um pouco da estrutura e das equipes dos veículos de imprensa de lá. Neste mês de setembro minha parada foi um pouco mais longe, em Santarém, no Pará.

Inauguracao_Santarem

Depois de eu visitar as redações de Santarém, e conhecer pessoalmente os jornalistas, consegui aumentar a presença da imprensa para a cabine programada para a inauguração do multiplex garantindo mais de 90% dos formadores de opinião no evento, maior presença já conquistada neste tipo de encontro. Foto: Divulgação-Cinesystem

Em Curitiba o que motivou minhas visitas foi a divulgação de um festival de cinema apoiado pela exibidora. Com press-kit na bolsa e muita vontade de conhecer uma nova realidade, fui a jornais e também em Tvs afiliadas das principais emissoras do Brasil.

E pra quem acha que jornalista de redação nunca tem tempo pra receber um assessor de imprensa a dica é repensar o fato! Não que eu não tenha noção da realidade que vivem nossas redações, ou seja, equipes mega enxutas e jornalistas sobrecarregados. Mas ainda assim, sem muito tempo e com várias matérias pra fechar, a maioria dos jornalistas me recebeu prontamente, trocamos cartões, impressões, expectativas. Deu até para conhecer a estrutura completas de alguns veículos. Fui recebida por repórteres, editores e diretores de redação.

Em minha estadia em Santarém não foi diferente. Lá eu estive por três dias para divulgar a inauguração de mais um multiplex da Rede Cinesystem e realizar uma cabine de imprensa. Visitei redações por um dia todo e depois recebi jornalistas, blogueiros, colunistas e formadores de opinião no evento. Foi muito bom! Aliás, preciso dizer que a disponibilidade não só dos jornalistas, mas de toda a população de Santarém é incrível. Nunca tivemos tanta adesão para uma cabine de imprensa!

Além da Cinesystem, outro cliente que topou a experiência das visitas às redações foi o Mauá Plaza Shopping, localizado na região do Grande ABC. E, bingo! De novo eu ( acompanhada nesta empreitada do jornalista Alessandro Padin) fui surpreendida pela receptividade dos colegas. Mais uma experiência enriquecedora!

Resumo da ópera: Como sempre gosto de repetir, incansavelmente, somos todos jornalistas! Repórteres, apresentadores, assessores de imprensa, produtores de conteúdo e por aí vai. E quanto mais trocarmos informação melhor será o resultado final do nosso trabalho. Quem ganha? O leitor, claro!! Não trabalhamos pra nós mesmos, mas sim pra eles!!!

Até a próxima!


COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Érica Amores

Idealizadora do Blog "Vida de Jornalista", Érica Amores é formada em Jornalismo, pós-graduanda em Marketing e, agora, blogueira!

Saiba mais



ÚLTIMAS POSTAGENS

CONTATO

São Paulo

Santos

São Vicente

contato@conteudoempresarial.com.br